Prática de Mindfulness

O que é a práctica Mindfulness?

Mindfulness é um estado mental especial de consciência e abertura.

Praticar Mindfulness significa tomar atenção, propositadamente ao que quer que esteja a acontecer no momento presente, sem fazer quaisquer julgamentos. Esta práctica envolve reparar em alguma coisa e mantê-la ligeiramente na sua atenção, com aceitação gentil, como “uma borboleta que descansa na sua mão, até que se afasta por ela própria” (ok, parece que soa um pouco romântico...).

Humorismos à parte, na prática mindfulness prestamos atenção a um sentimento, pensamento ou sensação sem nos agarrarmos, resistirmos ou sem tentarmos mudar estas partes da nossa experiência. Este “prestar atenção” também pode ser direcionado ao exterior e ao ambiente que nos rodeia.


Porquê practicar mindfulness?

- aumentar a sensação de calma interna.
- experienciar em segurança sentimentos e pensamentos quer sejam agradáveis ou desconfortáveis.
- aprender através da experiência que tudo muda; que os pensamentos e os sentimentos vêm e vão tal como o tempo.
- ter mais equilíbrio, menos reactividade emocional.
- desenvolver auto-aceitação e auto-compaixão.
- aumentar a auto-consciência.
- sentirmo-nos mais ligados a nós mesmos, aos outros e ao mundo à nossa volta.
- ter mais contacto directo com o mundo em vez de viver mais “em exclusivo” nos pensamentos.
- tornar-se menos julgativo(a) de si mesmo(a) e dos outros.
- reduzir a luta com a ansiedade e depressão ao longo do tempo.
- lidar mais eficazmente com a dor crónica.


Benefícios da práctica Mindfulness

Infelizmente por vezes há momentos em que nos encontramos com sintomas de intensidade emocional elevada, tais como ansiedade e depressão. A práctica de mindfulness pode trazer benefícios uma vez que tem dado provas ser eficaz em:

- redução de stresse.
- diminuir a luta com a ansiedade e a depressão.
- proteger contra a reincidência da depressão (ter depressão uma e outra vez).

Se tem momentos em que a sua ansiedade e/ou depressão são elevadas poder-se-á sentir sobrecarregado(a) por estas emoções. Isto pode levar a que automaticamente queira “fugir” destas emoções, evitar estas experiências, tentar suprimi-las ou “batalhar” com elas.

Apesar da prática Mindfulness não poder necessariamente fazer os seus pensamentos e sentimentos desconfortáveis irem embora, ao longo do tempo pode mudar a forma como os experiencia e o grau em que o(a) influenciam.

Por exemplo, imaginemos que de repente se sente ansioso(a) e poderá sentir o seu peito apertar-se e o seu ritmo cardíaco começar a acelerar; poderá sentir um medo e receio repentinos. A práctica Mindfulness permite-lhe “dar um passo atrás” e reparar nisso. Observa esta experiência em vez de se sentir “apanhado(a)” por estas experiências. O seu nível de stresse pode por vezes diminuir em vez de se alimentar por ele mesmo como num ciclo vicioso e ficar pior.

 
Desafios da práctica Mindfulness

Prestar atenção de uma forma mindful num determinado momento pode ser complicado. Por vezes algumas pessoas que se deparam com ansiedade e depressão elevadas podem sentir que a ideia de se “deixarem ir” ou “relaxarem” pode ser assustadora. Mesmo as pessoas mais experientes na meditação mindfulness podem precisar de “resfriar” a sua práctica quando sentimentos, sensações corporais intensas e memórias traumáticas surgem.

É importante encontrar uma forma de practicar mindfulness que funcione para si. As instruções mindfulness sugerem que se mantenha relaxado, que repare nos seus pensamentos e que os “deixe passar” sem ficar “agarrado” ao desconforto. Enquanto que isto é ideal, não é útil tentar tolerar a dor intensa e arrebatadora. Em vez disso pratique “sentar-se” com o desconforto que é tolerável mas desafiante, de maneira a construir a sua práctica e expandir a sua capacidade, mas não se force a si mesmo(a) a ficar com dor ou desconforto que sente que é para além dos seus limites.

É neste sentido que aprender mindfulness com um terapeuta pode direccionar a prática bem como ajudá-lo(a) a entender quais são as suas maiores dificuldades durante a mesma.


Sintomas durante a Práctica

Se se sentir sobrecarregado(a) com sintomas e sensações desconfortáveis durante a práctica Mindfulness:

- reconheça que não existe necessidade de fazer “braço de ferro” com estes sintomas e sensações. Pratique a um nível que pode sentir como desafiante mas que não seja demasiado intenso ou que o(a) sobrecarregue.
- desvie ou mude a sua atenção de estados internos tais como sentimentos, pensamentos e sensações.
- foque-se nos sons, vistas, objectos ou pessoas à sua volta.
- faça algumas respirações profundas e foque-se na sensação dos seus pés no chão para se centar a si mesmo(a).

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)