Perguntas Frequentes

Mindfulness – Perguntas Frequentes
Qual é a diferença entre a meditação mindful e outras formas de meditação?
Existem essencialmente duas formas de meditação: insight e concentração. A meditação mindful é considerada meditação de insight uma vez que traz atenção completa ao corpo e mente no momento presente sem tentar alterar ou manipular a experiência. O que quer que esteja a ocorrer no corpo (vistas, sons, cheiros, sabores, sensações) ou mente, a tarefa é simplesmente observar a sua natureza que sempre muda. Com a prática de mindfulness você começa a descobrir as causas do seu próprio sofrimento e encontrar um caminho para uma maior liberdade.

Na meditação de concentração, por outro lado, o foco é em conceitos, imagética ou num mantra. Uma sensação de tranquilidade é um dos benefícios da mente em tornar-se profundamente absorvida com o objecto de meditação de uma forma que só tem uma direcção. A diferença que distingue é que com a meditação de concentração, você torna-se um(a) com o objecto do foco, levando a grande absorção meditativa, enquanto que com a meditação de insight você começa a ver a natureza sempre alternante do seu corpo e mente e das dificuldades que são geradas através das auto-definições e crenças limitadoras, aversivas de quem pensa que é. Estes insights aprofundam a sua compreensão do que é que contribui para o seu stresse e sofrimento e levam a um maior equilíbrio e paz.
Eu tenho de me sentar para meditar?
Como é que a meditação é diferente do relaxamento?
Não consigo encontrar tempo para meditar. O que posso fazer?
Por vezes eu sinto-me zangado(a), ansioso(a), triste, confuso(a) ou com medo quando medito. Como é que eu aceito ou me liberto das minhas emoções?
Estou a fazer bem a meditação do corpo se não sinto nada?
Eu levo os meus pensamentos tão a sério. O que eu posso fazer acerca disto?

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)