Como Lidar Melhor com Pensamentos Dolorosos/Negativos/Desagradáveis

Os pensamentos dolorosos/negativos/desagradáveis podem muitas vezes ter uma influência grande sobre nós e sobre o nosso comportamento. Eles podem estar associados a uma série de sintomas e estados afectivos tais como ansiedade, depressão, baixa auto-estima.

No consultório fazemos sessões específicas e detalhadas acerca do processo de lidar melhor com pensamentos desagradáveis/negativos/dolorosos, por norma em quatro sessões, também elas com exercícios práticos e discussão de alguns conceitos.

Antes destas quatro sessões dedicadas a lidar melhor com este tipo de pensamentos sugerimos uma primeira consulta de modo a entender melhor a queixa principal e ajustar os objectivos terapêuticos.

Poderá ser útil relacionar-se com os seus pensamentos de uma nova forma de modo a que tenham muito menos impacto e influência sobre si. Há medida que aprendemos a lidar melhor com os pensamentos desagradáveis e dolorosos eles irão perder a sua capacidade de o(a) assustar, perturbar, preocupar, stressar ou deprimir. E há medida que aprendemos a lidar melhor com pensamentos que não ajudam tais como crenças auto-críticas duras e auto-limitadoras, estas irão ter muito menos influência sobre o seu comportamento.

Exemplos de pensamentos dolorosos/negativos:

“Não valho nada.”
“Ninguém gosta de mim.”
“Vou ficar sozinho(a).”
“Não consigo lidar com isto.”
“Vou ter um ataque de ansiedade.”
“A catástrofe está para acontecer.”
“E se…ele(a) me deixa? Gosta mais dele(a)? E se..ficar deprimido(a)/ansioso(a)?
“Estou sozinho(a).”
“Não gosto nada de mim.” “Odeio-me.” “Estou feio(a).”

E a lista pode continuar… e continuar…

Basicamente os pensamentos dolorosos/negativos estão associados à conversa negativa que temos connosco mesmo(a)s.

Poderá ver mais especificamente o tipo de pensamentos dolorosos/negativos associados à ansiedade clicando na página relativa às perturbações de ansiedade. A mesma coisa para os pensamentos dolorosos/negativos associados com a depressão, poderá clicar na página associada à depressão.

Visto que os pensamentos dolorosos/negativos também estão relacionados com estados afectivos negativos poderá estar também interessado(a) nas sessões para lidar melhor com Sensações Físicas e Emoções Dolorosas/Negativas.

De modo algum estas sessões substituem um processo terapêutico mais longo com objectivos terapêuticos que se atingem em mais tempo. Se está interessado(a) em saber que tipos de objectivos terapêuticos se podem atingir em mais tempo clique na página do Processo Terapêutico.

Consulte o preçário destas sessões na página do preçário.

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)