Psicoterapia e Psicologia Clínica

Quando é que as pessoas procuram a terapia?

Toda a gente experiência dor emocional por certas vezes na vida. Mas quando o desconforto e a aflição são especialmente severas, quer tomem a forma persistente de tristeza, depressão, ansiedade, confusão, problemas no agir ou com o trabalho - então é tempo de procurar ajuda. Problemas em relacionamentos, quer esteja numa relação ou tenha dificuldades em estabelecer relações são também por vezes fontes de desconforto e problemas emocionais. Factores externos, os quais não podemos evitar na vida por vezes combinam-se com questões internas que também nos causam desconforto emocional e confusão. Se a dor fosse física, a maioria das pessoas não evitaria em ir ao médico. De um modo similar, a psicoterapia pode tratar das causas subjacentes às suas dificuldades e assim ajudar no alívio dos seus sintomas.


Algumas das razões mais frequentes para procurar ajuda são brevemente discutidas em baixo.


Auto-estima


A maioria das pessoas concordará que a auto-estima é um factor importante para nos sentirmos emocionalmente saudáveis. Uma auto-estima fraca ou baixa torna difícil tomarmos conta de nós próprios e lidar com os stressores da vida diária. É difícil superar obstáculos e desafios se nos sentirmos inseguros de nós mesmos ou se tivermos dificuldade em tomar decisões. A terapia pode guiar-nos a aprender sobre nós mesmos e sobre a nossa visão negativa das coisas. Isto pode fazer uma grande diferença em ajudálo(a) a mudar padrões antigos e a conseguir viver a sua vida com uma maior e mais profunda satisfação pessoal.


Relacionamentos

Os relacionamentos são uma das grandes fontes quer de satisfação quer de desconforto emocional nas nossas vidas. Os relacionamentos podem ser íntimos tais como com os companheiros, família, amigos ou amantes. Ou podem ser mais casuais como são geralmente o caso das relações profissionais e sociais. Seja qual for a situação em que se encontra, todos os seus relacionamentos são um campo fértil para sentimentos intensos. Frequentemente, estes sentimentos resultam em mal-entendidos, em raiva, mágoa, desilusão, desconforto, desamparo e desespero. Os nossos relacionamentos são uma fonte sensível quer de dor pessoal como de grande alegria e satisfação.

Trabalhar com um terapeuta individualmente ou com o seu parceiro, cria mais compreensão e pode melhorar a sua capacidade para resolver conflitos e diferenças. A terapia pode ajudar as pessoas a desenvolverem melhores maneiras de formar relacionamentos e/ou melhorar a existência destes.


Depressão

A depressão é uma das condições mais frequentes nos tempos que correm e a maioria das pessoas experiencia depressão em certas alturas da sua vida. No entanto, certas pessoas experienciam sentimentos persistentes de tristeza, desamparo, de falta de valor e uma sensação de que as coisas não valem a pena ou de que a vida tem falta de significado. Isto é diferente de ter ocasionalmente as conhecidas “neuras”.

Ninguém está “sempre bem” mas se acha que vê as coisas em tons cinzentos ou escuros então está na altura de pocurar ajuda para aliviar a dor e o vazio que a depressão pode trazer.


Ansiedade

A ansiedade em certas situações não é só normal como também necessária. É o nosso sinal mental e físico para o medo. Mas para muitos a ansiedade é severa, persistente e debilitante. Pode tomar a forma de ataques de pânico, medo, preocupação persistente, medo da morte, fobias e ansiedade social que faz com que seja difícil estabelecer interacções com outros.

Existem também ansiedades que são episódicas ou específicas de certas situações. Estas não são menos sérias e podem interferir com a sua vida. A ansiedade torna difícil para si relaxar e desfrutar e tirar prazer daquilo que está a fazer.

Já conhece o nosso Guia para a Ansiedade? Clique aqui.

Outras Questões

Existem muitas razões para procurar ajuda profissional e os nossos terapeutas são capacitados em tratar um vasto leque de questões..Por exemplo, trabalhamos com obsessões e compulsões, oscilações de humor, questões de divórcio, questões sexuais, adicções, codependência, problemas familiares, abuso emocional/sexual e trauma, luto e perda, perturbações alimentares, perturbações de personalidade, padrões disfuncionais, ansiedades e timidez severa.


Os terapeutas do Terra Calma oferecem serviços baseados nas suas necessidades individuais. Temos terapeutas que fazem psicoterapia individual, aconselhamento de casais e terapia familiar.


Os nossos terapeutas estão todos aptos a fazer psicoterapia de apoio e utilizam técnicas variadas de abordagem cognitivo-comportamental, psicanalítica entre outras. A Avaliação Psicológica também está disponível quando recomendada.

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)