Psicoterapia para Ansiedade

Todos nós experienciamos preocupação, ansiedade e medo.

Não há maneira de escapar ao simples facto de que a ansiedade faz parte da vida. O ênfase aqui é na palavra “parte”. Muitas pessoas vivem bem, mesmo com graus significantes de ansiedade e geralmente com as mesmas ansiedades e medos que poderá estar a experienciar. Pode-se questionar como é que o fazem. Pode-se perguntar que segredo é que estas pessoas possuem que de alguma maneira lhe escapa a si. Na realidade não existe nenhum segredo por aí além.

A um nível muito simples, estas pessoas aprenderam a lidar com a ansiedade e outros sentimentos desconfortáveis. A um nível mais profundo aprenderam a libertar-se da constante luta com a ansiedade. Em suma, não deixam a ansiedade, o medo, a preocupação, o pânico, as memórias difíceis e outras emoções difíceis colocarem-se à frente daquilo que valorizam e dão importância.

Queremos ajudá-lo(a) a fazer isto mesmo. A ansiedade não precisa de continuar a causar-lhe sofrimento, tornando-se num obstáculo entre si e a sua vida. Existe outro caminho – a psicoterapia - para que possa canalizar mais as suas energias aos aspectos da sua vida com que realmente se importa. Esta nova abordagem, suportada pelas pesquisas, irá fazer com que a ansiedade e o medo sejam apenas uma parte do “Viver Bem”.

Se tiver interessado(a) poderá consultar o nosso Guia para a Ansiedade. Clique aqui.


UMA NOVA MANEIRA DE LIDAR COM AS SUAS PREOCUPAÇÕES, ANSIEDADES E MEDOS

A psicoterapia irá levá-lo a uma experiência diferente. Não podemos ao certo dizer que resultados obterá, mas dizemos-lhe que será bastante diferente de qualquer coisa que tenha tentado antes. Isto é bom.

Iremos guiá-lo(a) num caminho que irá desafiá-lo(a) de muitas formas. Iremos mostrar-lhe como mudar a sua relação com os pensamentos, memórias, e imagens que causam a ansiedade bem como com os sentimentos. Iremos ensiná-lo(a) a trazer aceitação e compaixão às suas preocupações, ansiedades, medos, memórias difíceis e pensamentos. Isto irá retirar o desconforto destas experiências. Irá enfraquecer-lhes o poder de modo a que consiga criar e mover-se em direcção a uma vida que queira.

Desenvolver aceitação e compaixão pelas partes mais dolorosas da sua experiência emocional interna irá dar-lhe o espaço para descobrir ou talvez redescobrir o que quer ser nesta vida e para onde quer ir. Irá aprender a reduzir o sofrimento desnecessário que a ansiedade lhe causou, a si e aos outros focando as suas energias nas pessoas e experiências que são mais importantes para si. Este é o objectivo central da psicoterapia – ajudá-lo(a) a viver uma vida melhor.

Ninguém quer continuar a gerir e a lutar com a ansiedade agora, amanhã, sempre. Mas é isto que pode acontecer quando continua a lidar com a ansiedade com energia negativa. Essa energia negativa é condensada na forma de resistência activa, negação, luta, supressão, evitação e fuga. Ao fazer psicoterapia irá aprender porque é que isto acontece. E à medida que aprende a encontrar a sua ansiedade com aceitação e compaixão irá descobrir que as coisas que faz com o seu tempo irão mudar. Novas possibilidades irão aparecer. Irá aprender como viver os seus sonhos. Pode ter isto sem primeiro "ter de vencer" a guerra com a sua ansiedade.

Estas ideias não são descabidas. São evidenciadas por uma crescente base de pesquisas (Eifert e Forsyght, 2005; Eifert e Heffner, 2003; Hayes, Follette e Linehan, 2004; Hayes, Luoma, Bond, Masuda e Lillis, 2006; Hayes, Strosahl e Wilson, 1999; Salters-Pedneault, Tull e Roemer, 2004) mostrando que o controlo e a gestão da ansiedade alimentam a ansiedade e o medo, diminuem vidas e promovem o sofrimento que enventualmente já conhece de ante-mão.

Está curioso(a) sobre a psicoterapia? Fale connosco.


INDICAÇOES E DURAÇÃO DO TRATAMENTO

As perturbações seguintes têm atenção especial na página da Terra Calma dedicada à Ansiedade.

Este programa está indicado para todas as perturbações de ansiedade:

- perturbação de ansiedade generalizada
- perturbação de pânico/ataques de pânico
- perturbação obsessivo-compulsiva
- perturbação de stress pós-traumático
- despersonalização/desrealização

A duração do tratamento varia consoante as características, a história e as diferenças individuais de cada um.

Se tiver interesse em saber mais sugestões para lidar melhor com a Ansiedade. Clique Aqui.

João Carvalho, Psicólogo Clínico e Coordenador de Projecto Terra Calma

Porque não temos de fazer tudo sozinhos. Fale com um psicólogo.

Se pretende fazer uma marcação estamos disponíveis para receber a sua chamada/email e responder a questões acerca dos nossos serviços.

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)