Guia para a Ansiedade - Ebook

Guia para a Ansiedade
ANSIEDADE – SUGESTÕES PARA LIDAR MELHOR COM PREOCUPAÇÕES, MEDOS, PÂNICO E ANSIEDADES BLOQUEANTES - PDF - 194 PÁGINAS

Este guia é destinado a todas as pessoas que se debatam com questões de ansiedade, seja ela manifestada de uma forma mais leve ou sendo considerada uma perturbação de ansiedade específica. São também abordados outros temas tais como auto-estima, lidar com a raiva, comunicação interpessoal e assertividade, gestão de stresse e mindfulness. Em baixo está um índice reduzido do conteúdo do guia.

Não substituindo sessões presenciais com um psicólogo clínico este guia poderá ser útil a quem não tem possibilidade de se deslocar às consultas, a pessoas que vivem no estrangeiro e pessoas que partilham a Língua Portuguesa noutros países.


TENHA ACESSO A VÁRIAS SUGESTÕES PARA LIDAR MELHOR COM A ANSIEDADE.


Retirado do guia:

“Há um tempo atrás, quando tive a ideia de escrever este texto, o meu objectivo era reunir um conjunto de sugestões, técnicas e exercícios que pudessem de certa forma ser úteis em lidar com as questões de ansiedade. Depressa dei por mim a escrever acerca de auto-estima, comunicação interpessoal, raiva, mindfulness, entre outras coisas. Isto porque a ansiedade não se pode dissociar de tudo o resto, destes outros temas que são tão importantes. Demorou algum tempo a reunir aquelas que considero serem as “melhores” “técnicas”, “discussões de conceitos” e exercícios específicos em lidar com situações e perturbações de ansiedade. O meu grande objectivo é essencialmente que este texto possa ajudar e ser útil, que possa marcar uma diferença positiva na vida das pessoas e na forma como lidam com as suas ansiedades específicas. Portanto, se contribuir para isso mesmo, seja de que forma for, dou por cumprida a missão deste guia.

Basicamente este guia divide-se em 3 partes: a primeira parte consiste em compreender as situações de ansiedade mais frequentes e as suas manifestações. Na segunda parte falo em algumas estratégias mais específicas para lidar com a ansiedade no imediato bem como a médio-longo prazo. Finalmente, a terceira parte prende-se com algumas explicações e perspectivas relacionadas com a ansiedade. Ao longo do guia existem dois tipos de exercícios.

Dedico este guia a todas as pessoas que tenham questões de ansiedade, sejam essas questões consideradas uma perturbação ou não.

Estudantes de Psicologia, Psicólogos, Enfermeiros, Psiquiatras, médicos de outras especialidades, bem como colegas de outras áreas Sociais e Humanas, espero que este texto também possa contribuir de algum modo nas vossas práticas, profissões e vida pessoal.”

João Carvalho, Lisboa, Março de 2019.




ÍNDICE REDUZIDO

PARTE I: COMPREENSÃO - ANSIEDADE, SINTOMAS E MANIFESTAÇÕES

Introdução


1. Sintomas de Ansiedade
1.1. A Resposta de Luta-ou-Fuga
1.2. A Ligação Corpo-Mente


2. Medo Vs. Ansiedade: Há Diferenças?


3. As Perturbações de Ansiedade
3.1. Perturbação de Ansiedade Generalizada
3.2. Perturbação de Pânico
3.3. Perturbação de Ansiedade Social
3.4. Perturbação de Stresse Pós-Traumático
3.5. Perturbação Obsessivo-Compulsiva
3.6. Ansiedade sobre a Saúde, Medo de Doenças e Hipocondria
3.7. Despersonalização e Desrealização


PARTE II: O QUE PODEMOS FAZER – RECURSOS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE


4. Lidar com a Ansiedade no Imediato
4.1. Kit de Emergência (Quando a Ansiedade é Intensa)
4.2. Pensamentos que Ajudam
4.3. Emoções Intensas – O Que Fazer?
4.4. Descrever Estados de Afecto
4.5. Fazer Actividades Prazerosas
4.6. Ansiedade e Stresse
4.7. Exercícios de Relaxamento
4.8. O Seu Lugar Seguro


5. Lidar com a Ansiedade a Médio-Longo Prazo
5.1. O Custo do Controlo
5.2. Onde é que Temos Controlo?
5.3. Estratégias de Controlo
5.5. Ansiedade e Pensamentos, Crenças e Formas de Pensar
5.6. Sugestões Gerais
5.7. Ansiedade e Auto-Estima
5.8. Ansiedade e Comunicação Interpessoal
5.9. O Papel da Raiva
5.10. Mindfulness – Mind..Quê? O Que É?
5.11. Aprofundando um Pouco Mais:
5.12. Valores: Onde Está o Seu Coração?


PARTE III: EXPLICAÇÃO – PERSPECTIVAS SOBRE A ANSIEDADE


6. Causas e Explicações para a Ansiedade



Termo de Responsabilidade e Objectivo

Esta informação, exercícios e técnicas de Psicologia Clínica de modo algum substituem a ajuda presencial de um profissional qualificado e por isso mesmo não são considerados “tratamentos” psicológicos por si mesmos. Dito isto, algumas destas técnicas podem ser-lhe úteis no seu dia-a-dia e ajudá-lo(a) a melhor lidar com o stresse, ansiedade e emoções intensas que muitas vezes podem surgir. O autor deste guia não se responsabiliza por qualquer uso indevido destes exercícios nem de qualquer responsabilização acrescida perante o uso dos mesmos. O conteúdo e intenção destas técnicas e exercícios são meramente educacionais, de suporte psicológico/emocional e de promoção de saúde mental.

O objectivo deste documento é sensibilizá-lo(a) a alguns dos problemas de ansiedade com que se poderá deparar. Acredito que quanto melhor entender a sua condição/situação, maiores serão as probabilidades de recuperar. Adiccionalmente, falaremos de algumas sugestões, técnicas e exercícios que poderão ser úteis para lidar com a ansiedade e/ou pânico. Espero acima de tudo que este conjunto de recursos lhe possam ser úteis e que contribuam de uma forma positiva para a sua vida emocional e psicológica.


Compre o Guia por 11,90€

Adquira o Guia para a Ansiedade e faça de Imediato o Download do Documento
Faça o pagamento através da sua conta Paypal, ou por Cartão de Crédito.

Contacte-nos: 91 868 0799

(segunda a sexta-feira das 09h às 20h; sábado das 09h às 13h)